Nacional

20/09 15:33

O Comando Metropolitano da PSP do Porto anunciou hoje a detenção de treze pessoas por crimes de roubo, assalto a uma ótica, tráfico de droga e por condução sob o efeito de álcool.

20/09 14:25

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) mostrou-se preocupado com o facto de Portugal ter os piores indicadores de reprovação escolar da Europa e com os ‘chumbos’ que se iniciam logo no 1.º ciclo.

20/09 14:24

O ministro da Administração Interna reagiu hoje com humor ao relatório provisório que indica que 2014 foi o ano com menor número de incêndios na última década, afirmando que será "o único português que gostou" deste verão.

20/09 14:22

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, criticou hoje em Coimbra a forma "atabalhoada e atrapalhada" de como o ano letivo arrancou, considerando que "mil desculpas" não resolvem o problema.

20/09 14:20

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) manifestou hoje dúvidas de que os estabelecimentos de ensino público inflacionem as notas internas, uma vez que são “penalizados” se tal acontecer.

20/09 14:17

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que os pedidos de desculpa dão pouco consolo aos portugueses, apontando como caminho a seguir a demissão de todo o Governo, em vez da saída de um ou outro ministro.

20/09 09:53

O Conselho Nacional de Educação (CNE) acusou as escolas de promoverem práticas como a inflação de notas dos alunos para não prejudicar os resultados das classificações e facilitar a entrada no ensino superior.

20/09 09:51

Uma família de classe média não devia pagar mais por uma creche do que por um curso superior, critica o Conselho Nacional de Educação (CNE), que alerta para “grandes carências” de oferta do pré-escolar na grande Lisboa e Algarve.

20/09 09:50

O Conselho Nacional da Educação (CNE) definiu como “prioridade absoluta" da sua ação refletir sobre o desfasamento entre a oferta no ensino superior e as necessidades do mercado, numa rede que é um terço pública e dois terços privada.

20/09 09:46

O Alto Comissariado para as Migrações (ex-ACIDI) pediu já esclarecimentos ao diretor da escola básica em Tomar que constituiu uma turma de primeiro ciclo só com alunos de comunidades ciganas, revelou sexta-feira aquela organização.

20/09 09:43

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) defende um novo modelo de seleção de docentes, que garanta condições ao Estado para escolher “os melhores candidatos” e não permita a “inflação sistemática das classificações finais” dos cursos.

20/09 09:41

A Comissão para a Reforma do IRS tem até ao fim do mês para entregar a proposta final de revisão deste imposto ao Governo, depois de dois meses de discussão pública do projeto, que termina hoje.

20/09 00:09

Os dados de 2013 relativos ao abandono escolar precoce colocam Portugal (19,2%) na cauda Europa (11,9%) e a uma distância significativa da meta estabelecida para 2020, que é inferior a 10%, alerta o Conselho Nacional de Educação.
De acordo, com os dados inscritos no relatório “Estado da Educação”, publicado hoje pelo CNE, seis por cento da população portuguesa com 15 anos ou mais não possui qualquer nível de escolaridade.

20/09 00:05

As despesas do Estado com a Educação cresceram modestamente até 2008 e subiram exponencialmente até 2010, caindo nos dois anos seguintes e voltando a subir ligeiramente no ano passado, indica o relatório Estado da Educação 2013.

20/09 00:04

O Estado eliminou desde 2001, mais de sete mil estabelecimentos de ensino públicos, sobretudo no pré-escolar e 1.º ciclo, que perderam em pouco mais de uma década mais de metade das escolas, revela o relatório Estado da Educação 2013.

19/09 21:12

A combinação vencedora do concurso 75/2014 do Euromilhões hoje sorteada é composta pelos números 06 – 08 – 34 – 38 – 48 e pelas estrelas 03 e 09.
Em jogo, no primeiro prémio deste sorteio, está um 'jackpot' no valor previsto de 87 milhões de euros.

19/09 18:07

Um cordão policial está à porta do Ministério das Finanças, em Lisboa, a impedir que os sindicalistas da função pública possam tentar invadir as instalações.
Cerca de duas dezenas e meia de agentes da polícia formaram um semicírculo junto a porta do Ministério das Finanças, para evitar que dirigentes e ativistas da Frente Comum entrassem na receção.

19/09 16:59

Cerca de 300 sindicalistas da Frente Comum estão a desfilar em direção ao Ministério das Finanças, em Lisboa, para entregar um conjunto de reivindicações e exigir a marcação de uma reunião para negociar aumentos salariais para 2015.

19/09 16:57

A proposta de audição do antigo responsável, que decidiu sair do Novo Banco dois meses depois de aceitar liderar a instituição bancária que sucedeu ao BES, foi apresentada pelo PS e acolhida por unanimidade na reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), da passada quarta-feira.

19/09 16:26

O Sindicato dos Enfermeiros considerou hoje insuficiente a contratação de mil enfermeiros, anunciada na quinta-feira pelo Ministério da Saúde, para resolver o problema dos dias de trabalho em dívida, dos turnos extraordinários e das folgas não gozadas.

19/09 16:21

O Ministério Público acusou hoje oito pessoas pertencentes a um grupo que durante quatro anos realizou vários assaltos a centros comercias do país, indicou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).
Segundo a PGDL, os oito arguidos, quatro dos quais em prisão preventiva desde maio, são acusados dos crimes de furto qualificado, violência após a subtração e detenção de arma proibida.

19/09 16:02

O PSD indicou o deputado Fernando Negrão para presidir à comissão parlamentar de inquérito ao caso BES, indicou à agência Lusa fonte da direção da bancada social-democrata.
A comissão, proposta pelo PCP, mereceu o voto favorável de todos os partidos nas votações tidas hoje em plenário da Assembleia da República, e competia ao PSD indicar o presidente da mesma.

19/09 15:46

O antigo presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, afirmou hoje ter sido “sujeito a um ataque de homicídio pessoal e político inacreditável” nos últimos dias.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o social-democrata pronuncia-se sobre o seu alegado envolvimento em atos ilícitos e refere que o ataque surgiu “de várias fontes, somando mentiras e calúnias arrancadas do nada”.

19/09 15:40

Luís Filipe Menezes rejeitou a realização de um negócio alegadamente fraudulento com a empresa SUMA, afirmando que a prorrogação da concessão de recolha de resíduos teve “resposta positiva” do Tribunal de Contas e anuência do atual autarca de Gaia.